SERGS concede láurea para a AEA Sinos
8:34 - 27 novembro, 2024
A AEA Sinos recebeu uma grande honraria: a Láurea Especial 2024 SERGS, da Sociedade de Engenharia do RS. A Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos foi reconhecida por sua atuação voluntária durante a enchente de maio, período em que fez inúmeros resgates e distribuiu alimentos, vestuário, material de higiene e outros itens à comunidade atingida pela cheia histórica em São Leopoldo. A ação AEA Solidária foi o case que inspirou a homenagem.
Patrocinado pelo CREA-RS, o evento de homenagens aos profissionais da Engenharia foi realizado dia 27 de novembro, na sede social da entidade, no bairro Pedra Redonda, em Porto Alegre. Para o presidente da AEA, o engenheiro civil Carlos Germano Weinmann, o recebimento da láurea – placa e certificado – é um reconhecimento valioso. Ao agradecer a premiação, disse estar orgulhoso da ação desenvolvida por toda a Diretoria, associados, voluntários, empresas parceiras e ONGS.
“Não poderíamos nos omitir de interagir com o poder público nessa tragédia que assolou 33,4 % (34 km2) da área do Município de São Leopoldo, atingindo 49,6 % da nossa população (90.400 pessoas)”, disse Weinmann, ao citar os dados do Departamento de Estatística e Economia do RS. Diante dessa catástrofe, que assolou São Leopoldo, a Diretoria se reuniu e criou o movimento voluntário AEA Solidária.
TRÊS MOMENTOS – Segundo ele, as ações se desenvolveram em 3 etapas. A primeira delas foi a participação no resgate de pessoas a partir do segundo dia da tragédia. Durante cinco dias, foi feito o apoio com barcos nos bairros Centro, Zona Leste e Zona Norte (bairro Scharlau) da cidade. Depois, a AEA Sinos abriu um Centro de Distribuição de doações no bairro Cristo Rei, local que recebeu doações vindas de vários Estados.
“Firmamos parceria com duas ONGs de São Paulo, o Movimento União Brasil e a Olhar de Bia, responsáveis por mais de 50% das doações recebidas.” Weinmann frisou que a AEA Sinos recebeu mais de 300 toneladas de mantimentos entre roupas, cobertores, alimentos, material de limpeza e higiene, portas, fogões, brinquedos e material escolar.
Já com as doações e a logística traçada deu-se início ao terceiro momento: a distribuição dos itens recebidos em vários bairros da cidade, com apoio logístico do Exército, e nas escolas municipais os kits escolares. “Contamos com mais de 60 voluntários e gostaria de destacar a participação dos engenheiros Ari Borges dos Santos e Matheus Borges dos Santos na organização e no gerenciamento desta ação solidária, assim como da colaboradora Sheila Garcias na elaboração e distribuição dos kits escolares. As ações no Centro de Distribuição foram encerradas em meados de setembro.
RECONSTRUIR RS – Já o engenheiro civil José Luiz Garcias, que representou a presidente do CREA-RS, a Engenheira Ambiental Nanci Walter, os profissionais de engenharia, agronomia e geociências têm sido protagonistas na reconstrução do Rio Grande do Sul. “Neste sentido, o CREA em seus 90 anos tem se empenhado em contribuir de forma significativa para essa nova fase. Uma das primeiras iniciativas da gestão da presidente Nanci, após a catástrofe, foi a Campanha Reconstruir RS”, citou. Segundo ele, graças a dedicação dos profissionais voluntários, registrados no Conselho e que dedicaram seu tempo e conhecimento, foram vistoriados prédios públicos e residências, além da elaboração de laudos técnicos e atuação na linha de frente naquele momento crucial de recomeço e resiliência do povo gaúcho.
Para o presidente da SERGS, Walter Lídio Nunes, há diversas lições a serem aprendidas a partir das cheias. “A láurea buscou valorizar um voluntariado proativo, como forma de atenuar as consequências da crise na enchente. Nada como a prática para nos trazer reflexões”, disse ele, acrescentando que é preciso repensar infraestruturas, até instaurar um comitê de gestão de crise efetivo, pois durante as enchentes, muitas coisas foram feitas de improviso, embora com bons resultados.
Além da AEA Sinos, a SERGS também homenageou o Corpo de Bombeiros Militar do RS e os engenheiros Marcelo Saldanha e Darcy Nunes dos Santos, diretor-geral adjunto do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), todos atuantes nas enchentes de maio no Rio Grande do Sul. Também foi entregue o 3º Prêmio SERGS Inovação aos vencedores do Hackthon CEUS – UFRGS 2024.
CASE AEA SOLIDÁRIA – Assista ao vídeo aqui: