Projeto de expansão da Trensurb prevê mais 83,7km de vias e 51 novas estações

8:41 - 3 dezembro, 2022

 Ampliação, ainda sem data definida, contempla Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Campo Bom, Sapiranga e Triunfo

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Depois do baque da Covid-19, que atingiu de frente o sistema do transporte ferroviário de passageiros, a Trensurb recolocou seus projetos de expansão nos trilhos. A informação foi dada pelo engenheiro da empresa, Gustavo Gottert Knies, durante a palestra Mobilidade sobre Trilhos no Seminário Gestão de Trânsito e Transporte, evento realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA Sinos), de 1 a 3 de dezembro em São Leopoldo. Segundo Knies, a Trensurb já tem traçado seu mapa de novas vias. Ao todo, o projeto prevê a ampliação para Cachoeirinha (Fase 1), Gravataí (Fase 2) e Alvorada, Polo Petroquímico (Triunfo), Campo Bom e Sapiranga (Fase 3). Mesmo com tudo planejado e estruturado, ainda não há data para o início das obras.

Com a ampliação, serão adicionados mais 83,7 km de extensão, praticamente o dobro da rede atual Porto Alegre/Novo Hamburgo, de 42,9 Km + 0,9 km (Aeromóvel). Com as obras, serão 51 novas estações – atualmente, existem 23. Outro dado positivo é o volume de passageiros. Com a implantação das três fases, 430 mil novos passageiros (eixo sul/nordeste) poderão ser atendidos por dia – hoje são 220 passageiros/dia (eixo norte), de acordo com Knies. “Por exemplo, a ampliação de Novo Hamburgo a Campo Bom terá um extensão de 9,5 km, com 12 estações. Depois será feita a expansão Campo Bom/Sapiranga, com 7,1 km de extensão e 4 estações”, comentou. Segundo o engenheiro, a Trensurb deve investir muito em tecnologia. Entre as inovações estão 15 estações em via subterrânea e também muita automação.

EXPANSÃO EM FASES

FASE 1 (Azenha POA/Cachoeirinha)

Extensão: 23,6 km

Nº Estações: 20

FASE 2 (Cachoeirinha/Gravataí)

Extensão: 12,3 km

Nº Estações: 8

FASE 3

Alvorada

Extensão: 8,7 km

Nº Estações: 5

Polo Petroquímico (Triunfo)

Extensão: 22,5 km

Nº Estações: 2

NH/Campo Bom/Sapiranga

Extensão: 16,6 km

Nº Estações: 16

Covid-19 impacta no transporte de passageiros

Ainda no Seminário, foram apresentados os dados da ANPTrilhos no período da Covid-19. Conforme o levantamento, o número de passageiros caiu 55,9% de março a dezembro de 2020 em relação a igual período de 2019, quando foram transportados 3,3 bilhões de pessoas no Brasil. Números quase na mesma proporção em 2021: 1,8 milhão de passageiros, um acréscimo de 4,8% em relação ao ano anterior, porém redução de 44,1% antes da pandemia.

A Trensurb também sofreu os impactos. Com o decreto de calamidade pública, o volume de passageiros caiu 82%, de 160 mil para 29 mil em 2020. A partir da adoção do distanciamento controlado naquele mesmo ano, os percentuais reagiram um pouco, porém não o suficiente: os números seguiram negativos, entre 57% e 63% no comparativo com o transporte de passageiros anterior à pandemia.

EM NÚMEROS

  • O Brasil possui 1.105 km de extensão de vias e 21 sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos, distribuídos em 11 Estados e Distrito Federal que cobrem menos de 50% do País. Esses sistemas são operados por 16 empresas, sendo 8 delas privadas.
  • 6,1 milhões de passageiros são transportados por dia/útil
  • São 5.196 carros de passageiros operacionais
  • E 619 estações
  • A Trensurb possui uma frota de 25 trens (Série 100) e 15 trens (Série 200) e 2 veículos na Frota da Linha Aeromóvel

Ciclo de palestras pauta da Inovação à Segurança Viária Sustentável

O segundo dia do Seminário Gestão de Trânsito e Transporte trouxe uma leva de assuntos pertinentes. O ciclo de palestras contou ainda com Felipe Brum Souza, especialista em Desenvolvimento Gerencial, que abordou Inovações Tecnológicas; Ida Bianchi (do ProCidades), com Planos e Projetos Urbanos; Valter Ferreira (Sindimotos), com Regulamentação dos Serviços de Mototáxis; e apresentação do case Plano de Segurança Viária Sustentável de Porto Alegre, com Matheus Cruz Ayres e Marcos Feder, da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

O Seminário Gestão de Trânsito e Transporte teve o patrocínio do CONFEA, Mútua-RS e Digicon, além do apoio do CREA-RS, EBM Telecom e Sinaleiro.

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Cursos no formato presencial e on-line dominam o último dia

No último dia do Seminário, os participantes puderam assistir a dois cursos: Tecnologias para controle de tráfego, com Fabiano Lopes Escouto; e A transição da visão de Segurança Viária para Mobilidade Segura a partir das interfaces das diretrizes da ONU – Visão Zero e PENATRANS, com Fagner Sutel de Moura. As aulas foram no formato presencial e on-line. O Seminário Gestão de Trânsito e Transporte teve o patrocínio do CONFEA, Mútua-RS e Digicon, além do apoio do CREA-RS, EBM Telecom e Sinaleiro.

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Comunicação AEA Sinos

Marcia Greiner – (51) 99960-6865