Inscrições para trabalhos técnicos encerra-se dia 26 de julho

1:29 - 15 julho, 2024

A AEA Sinos – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos está fazendo um chamamento aos profissionais do setor para apresentarem seus trabalhos técnicos no Seminário Nacional de Inspeção Predial. Os trabalhos devem estar relacionados à inspeção, avaliação, manutenção e melhoria das edificações e os participantes têm até o dia 26 de julho para efetivarem suas inscrições.

Além da apresentação, por 15 minutos, no palco principal do evento – de  27 a 29 de agosto no Auditório Sergio Concli Gomes, na Unisinos, em São Leoopoldo -. os três melhores pôsteres receberão premiação em dinheiro. Também receberão Menção Honrosa as propostas consideradas de destaque pela Comissão Científica.

Ainda conforme as regras estabelecidas, os participantes poderão submeter, até no máximo, dois trabalhos, seja na qualidade de autor ou coautor. Também é importante destacar que não há cobrança para participar – tanto na inscrição no Seminário quanto no Concurso de pôsteres.

INSCRIÇÕES:

NO SEMINÁRIO:

https://inspecaopredial.eventbrite.com.br

TRABALHOS: Os resumos deverão ser enviados, até 26 de julho, para avaliação pela Comissão Científica do evento, pelo email otavio.sinaleiro@gmail.com

 

CONFIRA TODAS AS NORMAR DO CONCURSO:

1. Temas
Os trabalhos podem temas relacionados à inspeção, avaliação, manutenção e melhoria das edificações. Alguns temas sugeridos:
Métodos de Inspeção Predial
Diagnóstico Estrutural
Impermeabilização
Sistemas Hidráulicos e Sanitários
Sistemas Elétricos
Climatização e Ventilação
Segurança Contra Incêndios
Acessibilidade
Sustentabilidade e Eficiência Energética
Gerenciamento de Manutenção Predial
Tecnologias Emergentes
Patologias Construtivas
Gestão de Riscos em Edificações

2. Participantes
A apresentação de pôster é aberta a todos os interessados em compartilhar o conhecimento e pesquisa com os inscritos no SEMINÁRIO NACIONAL DE INSPEÇÃO PREDIAL.
Cada trabalho poderá ter, no máximo, três autores e pelo menos um destes deverá estar inscrito no Seminário. Os participantes poderão submeter até no máximo dois trabalhos, seja na qualidade de autor principal ou coautor.
Estarão impedidos de participar do concurso os membros do Comitê Científico e da Comissão Organizadora do Evento.

3. Inscrição
A confirmação do aceite do trabalho está vinculada à inscrição de pelo menos um dos autores no SEMINÁRIO, o qual deverá comunicar à comissão científica a ratificação da inscrição.

4. Cronograma
O cronograma será conforme apresentado a seguir:
Envio do resumo, até 26/07, a cargo do Participante;
Resposta dos resumos selecionados, até 05/08, a cargo da Comissão Científica;
Envio do pôster em formato PDF, até 10/08, a cargo do Participante;
Julgamento dos trabalhos, de 10/08 a 15/08, a cargo da Comissão Científica;
Instalação do pôster na exposição, no dia 27/08, a cargo do Participante;
Divulgação dos resultados, no dia 28/08, a cargo da Comissão Científica;
Apresentação dos Trabalhos (1º, 2º e 3º colocados), no dia 28/08, a cargo do Participante.

5. Desenvolvimento das propostas
As propostas serão submetidas à Comissão Científica com caráter de resumo estendido, as quais podem ser produtos de:
a) Pesquisa científica
b) Relato de experiência
c) Pesquisa bibliográfica

Os resumos deverão conter entre 250 e 500 palavras, e formatação de texto em fonte Arial 12 com espaçamento entre linhas de 1,5.

Não é permitida a utilização de figuras, tabelas, fotos, gráficos ou elementos de imagem.
O conteúdo descrito na proposta subentende-se como propriedade intelectual dos autores. Textos contendo citações deverão ser escritos conforme a NBR 10520:2002 e referenciado, ao final do texto, conforme a NBR 6023:2002. As referências não contarão como palavra escrita no resumo

6. Envio das propostas
As propostas serão analisadas em dois níveis: resumo e pôster.
Os resumos deverão ser enviados para avaliação pela Comissão Científica do evento, através do seguinte endereço eletrônico:
otavio.sinaleiro@gmail.com

A Comissão Científica analisará os resumos enviados para verificar o atendimento a um dos temas do evento, relevância e atualidade da abordagem do trabalho. Os trabalhos considerados adequados serão considerados aptos para o envio dos pôsteres.

7. Normas de apresentação

Os pôsteres aprovados deverão ser confeccionados em lona, obedecendo às seguintes recomendações:

• Dimensões iguais a 90 x 120 cm, no formato retrato, contendo as duas hastes de suporte (superior e inferior).

• Utilização de fontes com visualização igual ou superior a Arial Roman 18.

• No cabeçalho do pôster devem estar as seguintes informações (nesta ordem):

a) nome da instituição em que se desenvolveu o trabalho

b) título

c) nome do(s) autor(es)

• Sugere-se que o conteúdo do pôster seja estruturado da seguinte forma:

Título, introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusões e referências.

É desejável a ampla utilização de figuras, tabelas, entre outros elementos gráficos, desde que devidamente expostas as fontes autorais.

Os pôsteres ficarão expostos nas dependências do local do evento durante os dias 27/08 e 28/08 de 2024, devendo estar na área de exposição até às 9 horas do dia 27 de agosto e retirados, sob a responsabilidade do autor, a partir das 17 horas do dia 28 de agosto.

8. Comissão Científica

Profª M.Sc. Fátima Oliveira de Oliveira

Prof. Dr. Felipe Brum de Brito Souza

Engenheiro José Luiz Garcias

Engenheiro Jorge Luiz Bledow

Arquiteto Eduardo Becker

9. Critérios de avaliação

A Comissão Científica seguirá os critérios de avaliação estabelecidos neste edital, incluindo:

• Estrutura lógica (tópicos) do trabalho;

• Cumprimento dos itens de entrega e formato de apresentação

• A clareza, a qualidade ortográfica e gramatical apresentada na redação do texto;

• Qualidade e legibilidade da apresentação;

• Qualidade técnica e científica do texto (conceituações, profundidade adequada dos conteúdos, rigor científico, citação de referências fundamentais para o tema);

• Relevância do tema e sua relação com a área de abrangência;

• Grau de inovação do trabalho; e

• Avaliação geral do texto.

10. Classificação e divulgação dos resultados

Dentre os pôsteres apresentados, serão selecionados pela Comissão Científica do evento três (03) destes trabalhos para serem apresentados durante o Seminário.

Cada um dos trabalhos selecionados terá dez (10) minutos para apresentação no palco principal do evento, fazendo jus às premiações apresentadas a seguir.

11. Premiação

Os projetos premiados serão os três primeiros colocados, que farão jus as seguintes premiações:

– 1º colocado: R$ 900,00;

– 2º colocado: R$ 600,00;

– 3º colocado: R$ 400,00.

Também receberão Menção Honrosa as propostas consideradas de destaque pela Comissão Científica.

Todos os participantes das equipes que tiverem suas propostas em conformidade com este edital receberão certificado de participação no Seminário Nacional de Inspeção Predial.

12. Consultas

Para o esclarecimento de dúvidas referentes a este edital, as equipes participantes poderão contatar com a organização do evento através do e-mail otavio.sinaleiro@gmail.com.

13. Disposições finais

A participação no Seminário Nacional de Inspeção Predial implica, por parte dos inscritos, em estrita e integral anuência e aceitação plena deste edital, das bases do concurso, em todos os termos e condições, com a expressa renúncia a quaisquer outros direitos eventualmente arguidos, ressalvados aqueles que a Lei lhes confere.

Os concorrentes autorizam tacitamente à Comissão Científica o direito de exposição, publicação (em meio eletrônico e/ou impresso) e divulgação dos projetos apresentados, assim como dos nomes participantes do concurso, a qualquer tempo, sem que tal feito implique qualquer forma de remuneração a seus autores.

A organização do evento se reserva ao direito de adaptar as presentes normas às circunstâncias imprevistas ou não contempladas no presente edital.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Científica do evento.

 

Captura De Tela 2024 07 15 103510