Case de sucesso AEA Sinos é reconhecido na 23ª EESEC
7:26 - 1 dezembro, 2024
A AEA Sinos participou do 23º EESEC, maior evento das entidades gaúchas das Engenharias, Agronomia e Geociências do RS, na cidade de Santa Rosa e conquistou o 2º Lugar com a apresentação do case de sucesso AEA em Revista, publicação executada com recursos do Edital de Patrocínio do CREA-RS, e o vídeo AEA Solidária, uma rede de ações voluntárias e de apoio a comunidades atingidas pela catástrofe ambiental em maio.
Segundo o Tesoureiro da AEA Sinos, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos, foram indicados seis cases (projetos) patrocinados pelo CREA gaúcho para serem apresentados no encontro do Colégio de Entidades Regionais do RS. “Além de ter sido indicada, nossa publicação AEA em Revista ficou em 2° lugar. “Foi um momento ímpar e que nos enche de orgulho”, disse ele, acrescentando que esse reconhecimento demonstra que “estamos no caminho certo”. A EESEC, uma promoção do CREA-RS e do CDER-RS, ocorreu de 28 a 30 de novembro.
Esta edição do EESEC coincidiu com a Feira Nacional da Soja – Fenasoja, que comemorou os 100 anos da soja no Brasil. Durante três dias, representantes de 58 entidades de classe debateram, na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), temas como ensino e inovação, transição energética, empreendedorismo, corporativismo e o agronegócio como impulsionador do desenvolvimento todos temas relevantes para os profissionais do Sistema.
RESULTADOS – Falando da importância das entidades de classe para os profissionais, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, apresentou importantes ações realizadas no primeiro ano de sua segunda gestão à frente do Conselho e destacou os resultados do último Edital de Patrocínio, no qual foram celebrados 85 termos de contrato, totalizando R$ 1.902.800,00. Os recursos foram destinados a projetos aprovados em eventos, publicações e outras ações voltadas à capacitação e valorização dos profissionais por meio das entidades de classe.
As ações impetradas pelas entidades de classe nas ações emergências e de apoio técnico aos municípios atingidos pela catástrofe ambiental foram o foco da apresentação do coordenador estadual do CDER-RS, Eng. Civil Alex Gobbato. “O papel das nossas entidades foi fundamental na coordenação e integração dos Engenheiros, Geólogos e Agrônomos para ações emergenciais de apoio aos atingidos, para parceria com a Defesa Civil, na capacitação de voluntários, na criação de comitês de emergência e no levantamento das áreas mais afetadas e prioridades de intervenção”, destacou.
O impacto na reconstrução, com mais de 200 estruturas analisadas e recuperadas com segurança; o apoio técnico direto a mais de 50 prefeituras; as parcerias fortalecidas, com a integração entre entidades e órgãos governamentais; o reforço do papel das Entidades de Classe como protagonistas em situações de crise e o reconhecimento social, com a aproximação da população com os profissionais de Engenharia e Arquitetura foram os resultados destacados pelo coordenador.