Patologias das construções, enchente e soluções são temas abordados no Seminário Nacional de Inspeção Predial
8:17 - 27 agosto, 2024
Embora exista norma técnica sobre Inspeção Predial – ABNT 16747|2020, de 4 de junho de 2020 – a manutenção adequada e periódica dos prédios ainda não tem legislação em muitos municípios brasileiros, caso de São Leopoldo, cidade gaúcha que sedia o Seminário Nacional de Inspeção Predial e que foi duramente atingida pela enchente histórica em maio. A inundação, comportamentos estruturais e soluções são temas incorporados em cada uma das palestras. Promovido pela AEA Sinos – Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos e patrocinado pelo Confea, Crea-RS e Mútua-RS, o evento começou na terça-feira (27) e segue até quinta-feira no Auditório Sérgio Concli, na Unisinos.
Na abertura oficial do Seminário, o presidente da AEA Sinos, o engenheiro civil Carlos Germano Weinmann, disse que o evento é de extrema importância para promover o debate e a difusão de conhecimentos. “Vamos discutir questões relevantes. Engenheiros e arquitetos poderão aprimorar suas habilidades e se atualizar sobre as melhores práticas e novas tendências na área, além de ser uma excelente oportunidade para networking com profissionais do setor”, disse Weinmann, que agradeceu a participação dos patrocinadores e apoiadores.
Para o representante do Confea, o engenheiro civil Ari Borges dos Santos, a inspeção predial é reconhecida como prática de interesse público com a atribuição de subsidiar gestores públicos e privados sobre o conhecimento das condições de uma edificação e suas instalações, contribuindo para a mitigação de riscos técnicos e econômicos. “Com o crescimento das demandas por inspeções prediais, estar preparado para os desafios da engenharia predial é fundamental.”
DEMANDAS – Já a coordenadora da Região do Sul do Confea, a eng. civil e de segurança do trabalho Caroline Burtet, disse que seu trabalho é de entender as demandas das regionais e entidades de classe, levando-as para o Conselho Federal, que legisla o Sistema. “O Confea que ser um braço mais próximo dos profissionais que estão na base e para isso vem intensificando e fortaleendo as parcerias.”
O engenheiro de produção mecânica Fábio Chaves, que representou o CREA-RS na solenidade, trouxe boas novidades.Segundo ele, o lançamento do novo Portal dos Profissionais e Empresas – o evento também foi na terça-feira,na Expointer – vai beneficiar muito os profissionais da Engenharia, Agronomia e das Geociências. “Com a integração com o gov.br, o CREA-RS torna-se o primeiro Conselho a possibilitar o recolhimento e a assinatura das ARTs dentro deste ambiente. A ART já sai assinada”,relatou.
O engenheiro e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unisinos, professor Maurício Mancio, falou da importância do tema relevante da inspeção e patologias das construções e edificações, uma área que exige um nivel de especialização dos profissionais do setor. “Essa é uma oportunidade de troca de conhecimento e experiências, pois muitos dos profissionais na época de sua formação não tiveram acesso a esses conteúdos”, afirmou. E estendeu o convite para os profissionais que desejam trabalhar nesta área a voltar para a universidade e buscar formação na área de pós-graduação, mestrado ou doutorado.
O Seminário Nacional de Inspeção Predial prossegue nesta quarta-feira com uma série de palestras. Na quinta-feira a programação será voltada a minicursos online: Ensaios Não Destrutivos e Utilização de Drones nos Serviços de Engenharia.
INSCRIÇÕES:
NO SEMINÁRIO: https://inspecaopredial.eventbrite.com.br
O SEMINÁRIO pode ser acompanhado de forma presencial ou virtualmente.Link de transmissão: http://www.youtube.com/@escalahumana.videocasts
Asssita ao vídeo da Mútua
Marcia Greiner Comunicação
(51) 99960-6865