Desempenho da construção em 2022 e perspectivas 2023

5:17 - 16 dezembro, 2022

construçaoA Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) estima o crescimento da construção civil em 2,5% no próximo ano, de acordo com dados analisados pela economista da entidade, Ieda Vasconcelos. O desempenho da construção civil em 2022 e perspectivas para 2023 foram temas da última live CBIC Economia do ano, realizada nesta sexta-feira (16).

“A nossa demanda habitacional tem estado consistente e temos perspectivas de investimento da Casa Verde e Amarela, conforme informado  pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin”, disse. A preocupação maior, segundo a economista,  será com a inflação, que deverá ainda ficar alta nos primeiros meses do ano.

Ao avaliar o desempenho do setor neste ano, Ieda Vasconcelos destacou a expansão em 7% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em relação ao ano de 2021. O setor, segundo a economista, tem apresentado crescimento nos últimos dois anos, sendo superior à economia nacional. Ela apontou que o biênio 2021-2022 foi marcado com crescimento de 17,7%, enquanto a economia nacional apresentou expansão de 8,2%. São dois anos consecutivos em que o setor cresce em patamar superior à economia nacional.

“Por mais que a construção civil tenha crescido quase 18%,  seu patamar de atividade está quase 20% inferior ao pico registrado no primeiro trimestre de 2014”, destacou.

Ieda ressaltou ainda que o setor gerou mais de 288 mil novos empregos com carteira assinada, nos primeiros dez meses do ano. “O número de trabalhadores da construção civil superou 2,5 milhões, retomando o patamar de 2015”, disse. De acordo com os dados apresentados pela economista, em dois anos, o setor gerou mais de meio milhão de novas vagas formais.

Para mais detalhes sobre o tema, assista à live Quintas da CBIC, gravada nesta última quinta-feira (15). Clique aqui e confira!

Confira ainda o material preparado pela economista, apresentado durante coletiva de imprensa desta semana. 

A live tem interface com o projeto “Banco de Dados da Construção – BDC”, em correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Fonte: Comunicação CBIC