AEA Sinos e Projeto Sorriso promovem a higiene bucal

9:30 - 13 fevereiro, 2025

Whatsapp Image 2025 02 04 At 11.23.21 (3)

Dra Valéria e Scheila Garcias

Ação inédita no universo de entidades associativas das Engenharias e da Arquitetura no RS, o projeto AEA Solidária, uma rede voluntária formada por associados, empresas, familiares e amigos para levar ajuda aos atingidos pela pior inundação da história de São Leopoldo, mantêm-se ativo em 2025. “Estamos dando continuidade ao projeto com a distribuição de kits de higiene bucal e de material escolar doados por ONGS, pessoas jurídicas e físicas”, diz o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos, Carlos Germano Weinmann. Uma das ações recentes foi com o Projeto Sorriso de São Leopoldo, desenvolvido pela Secretaria da Saúde.

Segundo uma das voluntárias da AEA Sinos, a consultora de Gestão e Tecnologia Sheila Garcias, que segue atuando na distribuição desses materiais desde o ano passado, foram entregues 170 escovas de dentes à equipe do Projeto Sorriso para serem distribuídas aos usuários finais.  A intermediação da parceria AEA Sinos/Projeto Sorriso foi feita por Valéria Fernandez, cirurgiã dentista que atua no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Whatsapp Image 2025 02 12 At 12.07.18PÚBLICO – O Projeto Sorriso é formado por equipe de saúde bucal da rede municipal, que realiza um trabalho focado em atividades educativas e preventivas junto a diversos públicos da população de São Leopoldo, como estudantes da rede municipal, crianças e adolescentes de casas de acolhimento, pessoas que frequentam o centro POP e ocupações. O projeto é coordenado pelos cirurgiões dentistas Denise Ferreira e Flávio Carneiro com participação da colega Lília Conci (odontopediatra).

A distribuição de escovas de dentes, doadas pela empresa Multilaser, já vem acontecendo desde o segundo semestre do ano passado junto com os materiais escolares arrecadados na campanha solidária da Associação. “Montamos os kits escolares e colocamos também as escovas de dentes. Só em 2024, entregamos mais de 400 kits para alunos das escolas municipais, estaduais e particulares afetadas pela enchente de maio”, comenta a voluntária. E essa iniciativa prossegue: no dia 20 de fevereiro, quando crianças e adolescentes da ALDEF, uma associação que recebe estudantes no contraturno, receberão novamente materiais escolares para uso comum.

Projeto AEA Solidária

Em maio de 2024, a AEA Sinos recebeu doações de várias partes do Brasil. Toneladas e mais toneladas de produtos – cestas básicas, produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados, cobertores, água, fraldas infantis e geriátricas, brinquedos, ração e tapetes para pets até portas e fogões – foram entregues para a população. Também foram levadas doações para outras cidades da Região Metropolitana e do Vale do Paranhana.

Em meados de junho, foi lançada a Campanha de Arrecadação de Materiais Escolares, em parceria com a Smed (Secretaria Municipal de Educação) e Preduc (Promotoria Regional da Educação). Além da educação Infantil, ensino fundamental e ensino médio da rede municipal, estadual e particular de São Leopoldo, também foram contempladas entidades, associações e abrigos que atendem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Foram entregues pastas, cadernos, lápis, colas, tesouras, apontadores, borrachas, canetas e lápis de cor, estojos, mochilas, pastas e escovas de dentais e camisetas.

 

Redação: Marcia Greiner Comunicação

(51) 99960-6865