Cursos e Palestras

27/04/21

Vergalhão de Fibra de Vidro – GFRP

A Habitat Brasil e a AEA realizaram no dia 27 de abril a vídeo palestra sobre o Vergalhão de Fibra de Vidro – GFRP.

Os polímeros reforçados com fibra de vidro GFRP (do inglês, Glass Fiber Reinforced Polymer) são materiais compósitos, constituídos de fibra de vidro, embebidas numa matriz polimérica.

Os materiais compósitos, como o GFRP (ou, em português, Polímero Reforçado com Fibra de Vidro – PRFV), são constituídos por dois ou mais componentes. Há polímeros reforçados com fibras (FRP) de outros materiais como as de basalto, alumínio ou carbono.

As resinas também são diferentes. Podem ser epóxi, a base de poliéster ou, ainda, vinílicas. A combinação pode ser variada, entre as fibras e as resinas, e cada barra com materiais diferentes proporciona um efeito e características específicas.

O resultado dessa união de dois ou mais materiais, independente de qual fibra for trabalhada, é um produto que apresenta propriedades superiores às propriedades de cada componente individualmente.

Na composição do GFRP, os filamentos de vidro são longos em grande número e, unidos pelo polímero (como a resina epóxi), formam a “malha”. Os filamentos têm uma espessura muito fina e, aglutinados, não são frágeis. Pelo contrário, o GFRP é bastante resistente, tanto à tração quanto ao impacto.

O mais impressionante e útil, é que, ao mesmo tempo que é resistente, o GFRP é muito flexível. Comparativamente a outras fibras, como a de carbono, as fibras de vidro têm um custo total mais baixo. Apesar do custo inferior, as fibras de vidro não perdem a qualidade e mantêm as características positivas: possuem alta resistência mecânica e ótimo desempenho quando submetidas a cargas dinâmicas.