Em noite de homenagens, CREA-RS e AEA Sinos se posicionam contra texto do Pregão 27/2022 da Prefeitura de São Leopoldo
10:43 - 14 julho, 2022
Edital prevê contratação de corretores de imóveis para execução de laudos de avaliação de imóveis urbanos. Assunto também foi tema de reunião, na quarta-feira (13), com representante do governo municipal
Celebração e preocupação com o texto do Pregão Eletrônico 27/2022, publicado pela Prefeitura de São Leopoldo, marcaram as homenagens aos 88 anos do CREA-RS, 40 da Inspetoria do CREA São Leopoldo e 43 da AEA Sinos. “Precisamos garantir que engenheiros e arquitetos urbanistas continuem sendo os únicos responsáveis por laudos de avaliação de imóveis urbanos. Corretores de imóveis podem fazer avaliação mercadológica e comercial, mas não peças técnicas. Não vamos desistir de reverter esse edital que está vigente”, afirmou a presidente do CREA gaúcho, a engenheira ambiental Nanci Walter, em seu discurso na Câmara de Vereadores, quarta-feira (13). Um dos anexos do Pregão prevê a contratação de corretores de imóveis para execução de Laudos de Avaliação de Imóveis Urbanos. Posicionamento idêntico ao do presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale dos Sinos, José Luiz Garcias. “O edital desvirtua a atribuição dos profissionais da engenharia e arquitetura. Junto com o CREA, vamos trabalhar para mudar esta proposta”, disse ele.
Segundo ela, o objetivo não é criar uma disputa entre profissões, mas manter o diálogo e demonstrar que cada profissão deve ser exercida conforme suas competências. O edital do Pregão Eletrônico, publicado em 13 de julho pela Secretaria Municipal de Compras e Licitações e com data de abertura das propostas em 26 de julho, às 10 horas, foi motivo de reunião da presidente do CREA-RS com o secretário Geral de Governo, Nelson Spolaor. No encontro, realizado também na quarta-feira, Nanci argumentou a necessidade da mudança da redação do referido Pregão. O vereador Nestor Schwertner, proponente da sessão solene no Legislativo, também participou da agenda.
DEFESA DO ÓBVIO – Ao citar, na sessão solene na Câmara, que a engenharia vem sendo bastante questionada, Nanci falou da mobilização contra o PLC n. 39/2020, que altera as competências profissionais na elaboração e execução do PPCI. “Tivemos que ir à Assembleia e defender o óbvio: dizer que as atribuições profissionais não podem ser discutidas em uma Câmara de Vereadores, ou numa Assembleia Legislativa de nenhum Estado. Isso é prerrogativa da União”, ressaltou. Comentou, ainda, que foi preciso mostrar aos legisladores estaduais que o PPCI é muito mais complexo que um formulário frente e verso a ser preenchido, além da necessidade de os Conselhos serem chamados para conversar.
“Estamos sempre abertos ao diálogo e podemos colaborar, tanto no âmbito do Executivo como do Legislativo dos 497 municípios gaúchos, na execução e elaboração de leis e projetos para que depois não sejamos só reativos”, destacou. Nanci também fez um chamamento aos profissionais para que contribuam com o desenvolvimento das cidades, através dos seus conhecimentos e experiências. O CREA-RS congrega mais de 70 mil profissionais e é o 4º maior das 27 regionais existentes no País.
43 anos congregando engenheiros e arquitetos do Vale dos Sinos
O presidente da AEA Sinos, José Luiz Garcias, relembrou a história da Associação, que foi idealizada pelo engenheiro civil Guilherme João Koch (já falecido) e fundada em 14 de março de 1979. A entidade foi criada para congregar os engenheiros e arquitetos do Vale dos Sinos, estimular o espirito de classe, defender interesses e promover congressos, seminários, exposições, publicações e atividades culturais ligadas às duas áreas. Também foi graças à AEA Sinos, que a Inspetoria do CREA foi instalada em São Leopoldo há 40 anos. “Nestes 43 anos, com todas as mudanças na área tecnológica, política e sociedade, nossa Associação vem defendendo seus associados e conquistando maior valorização e aperfeiçoamento para seus profissionais”, frisou.
Também prestigiaram a solenidade o engenheiro de Prod. Mec. e Seg. Trab. Fábio Roberto Chaves, atual inspetor-chefe em São Leopoldo; os inspetores secretário e tesoureiro, respectivos eng. civil Luiz Carlos Tomedi e eng. Prod. e Seg. Trab. Igor Heck; a vice-presidente da AEA Sinos, eng. Civil e Seg. Trab. Patrícia Guidali; o vereador Falcão; o superintendente de Urbanismo do município, representando o prefeito Ary Vanazzi, arquiteto João Henrique Dias; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel; a representante da Zonal Sinos e inspetora-chefe de Novo Hamburgo, eng. Civil. e Seg. Trab. Magda Rezzi, entre outros profissionais e membros da comunidade leopoldense.
Comunicação AEA Sinos
Marcia Greiner
(51) 99960-6865